sábado, janeiro 08, 2005

Congresso da Cidadania

1/5/2005 7:34:00 PM
por Lusa

O ministro da República para os Açores, Laborinho Lúcio, defendeu esta quarta-feira a criação de uma associação da sociedade açoriana da cidadania, que permita fomentar o debate nas ilhas sobre os direitos e responsabilidades dos cidadãos

O ministro da República para os Açores, Laborinho Lúcio, defendeu esta quarta-feira a criação de uma associação da sociedade açoriana da cidadania, que permita fomentar o debate nas ilhas sobre os direitos e responsabilidades dos cidadãos.
Em conferência de imprensa, para apresentação do Congresso da Cidadania, que vai decorrer até Maio, Laborinho Lúcio salientou que "o aumento da qualidade cívica só se realiza promovendo a participação das populações em todos os níveis".
"É urgente e fundamental alicerçar-se uma mais rigorosa consciência da autonomia do sujeito cidadão como autor do seu tempo, através de uma intervenção cívica mais empenhada e esclarecida sobre direitos e responsabilidades", alertou o ministro da República.
Laborinho Lúcio reclamou ainda uma maior reflexão e apuramento do sentido crítico, confronto de opinião e de informação, bem como de novos modelos de intervenção através do empenhamento activo dos cidadãos.
O "Congresso da Cidadania - Direitos e Responsabilidades" começa em Ponta Delgada, a 24 deste mês, com a presença do Presidente da República, Jorge Sampaio, e com uma conferência do reitor da Universidade dos Açores sobre "Autonomia, Globalização e Conhecimento".
Até Maio, serão apresentados 25 temas com a participação de 80 personalidades em todos os concelhos da região.
Os temas específicos abordam questões desde a investigação científica ao ambiente, liberdade, segurança, ultraperiferias, exclusão social, património, cultura, família, sociedade, Estado, criança, violência doméstica, educação, desenvolvimento, partidos políticos, justiça administração pública e movimentos sociais.
Entre várias personalidades, está prevista a participação de Victor Feytor Pinto, Roberto Carneiro, Pacheco Pereira, Boaventura Sousa Santos, Manuel Maria Carrilho, José Carlos Vasconcelos, Duarte Lima, António Lobo Xavier, José Magalhães, Medeiros Ferreira e Teresa Patrício Gouveia.
Laborinho Lúcio propôs também aos habitantes dos diversos concelhos dos Açores que apresentem "projectos de adesão", uma forma de participação dos cidadãos através da realização antecipada de diversas iniciativas cujas conclusões serão debatidas nos trabalhos. O Congresso encerra a 14 de Maio, em Angra do Heroísmo, com uma conferência sobre a "Cidadania Europeia numa Europa dos Valores", a proferir pelo antigo comissário europeu António Vitorino

Sem comentários: