sexta-feira, dezembro 17, 2004

Natal dos consumidores

O absurdo da oferta de presentes de Natal sem qualquer significado


A quase obrigação de oferecer, mecânicamente, pelo Natal, presentes aos amigos e familiares, em especial às crianças, tornou-se pela sua dimensão e ausência de real significado afectivo um enorme absurdo da nossa sociedade de consumo.
Esta situação decorre, em grande parte, dos intereses económicos da produção e do crescente impessoalismo das relações sociais, que levam a redimir pela compra as lacunas de outros valores humanos do relacionamento.
Reflita, nesta quadra especial, sobre o consumismo galopante da nossa civilização. Não compre qualquer coisa apenas por comprar.
Ofereça algo que tenha significado: um objecto usado, um desenho, um texto, um bolo, umas bolachinhas caseiras ou uma travessa de rabanadas!
Contribua para construir um Natal com afecto e com menos consumo. A sustentabilidade da sociedade, do ambiente e do mundo agradecem.
Seja responsável, consuma com moderação e tenha um Bom Natal!

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